Com a evolução constante da tecnologia dentro da Oftalmologia, a todo momento surgem novos recursos ópticos para correção da visão. As soluções em saúde visual se tornam cada vez mais eficazes e adaptáveis ao dia a dia da vida moderna.
As lentes de contato são uma destas possibilidades corretivas. Através delas, o usuário pode obter todo o benefício da correção óptica, sem a necessidade do adereço dos óculos, associado ao conforto e boa qualidade de visão.
É importante pontuar, no entanto, que quase que a totalidade das complicações oculares relacionadas às lentes de contato estão ligadas ao uso inadequado e, na maioria das vezes, isso ocorre por falta de informação. Pois quando a Lente foi indicada após uma criteriosa avaliação pelo médico Oftalmologista, foi realizada a adaptação adequada da mesma, e o uso se dá dentro das recomendações médicas, a chance de haver qualquer complicação é mínima, configurando um uso seguro desse recurso.
Confira os tópicos que serão abordados:
- Quais são as Lentes de Contato disponíveis no mercado?
- Quem pode usar Lentes de Contato?
- Existe uma idade mínima para usar Lentes de Contato?
- Como escolho a lente de contato?
- O grau da minha Lente de Contato é diferente do meus óculos?
- Como vou ter certeza de que vou me adaptar ao uso das Lentes de Contato?
- Como colocar e tirar as lentes de contato?
- Passo a Passo para colocar as lentes de contato.
- Passo a Passo para retirar as Lentes de Contato.
- O que você não pode ficar sem saber sobre o uso correto das Lentes de Contato.
- Pode usar maquiagem com as Lentes de Contato?
- Como cuidar do estojo das Lentes de Contato?
- Dicas Extras para um bom uso das Lentes de Contato.
- Afinal, Lentes de Contato Coloridas pode ou não pode usar?
- O que são Lentes de Contato Fotossensíveis?
Quais são as Lentes de Contato disponíveis no mercado?

As lentes de contato atualmente são capazes de corrigir tanto a miopia, quanto hipermetropia e o astigmatismo, mais recentemente surgiram também as lentes de contato multifocais, que corrigem a visão de perto e de longe simultaneamente.
Além das lentes convencionais, há também no mercado a opção de lentes cosméticas coloridas (leia mais aqui sobre “Afinal, lentes de contato coloridas, pode usar?”), com ou sem grau, e há ainda lentes de contato com tecnologia de luz inteligente Transitions®, que se adapta de forma rápida às mudanças de condições de luminosidade, contando com um filtro fotocrômico dinâmico. (leia mais aqui sobre lentes fotossensíveis “Como funcionam as lentes fotocromáticas”).
Além de corrigirem os diversos erros refracionais mencionados acima, as lentes de contato podem ser gelatinosas ou rígidas. Sendo que as gelatinosas ainda se subdividem em diversos regimes de troca, como por exemplo, lentes de descarte diário, lentes de troca quinzenal, mensal ou até anual. (leia mais aqui sobre como escolher sua lente “Como escolho a lente de contato?”).
Quem pode usar Lentes de Contato?

Além do seu uso comum, o uso de lentes de contato pode ajudar bastante em casos de pacientes com deformidades da córnea. A própria conformação da lente na superfície ocular tem a capacidade de regularizar a superfície da córnea, melhorando a qualidade de visão enxergada pelo paciente.
Sendo assim, as lentes de contato deixaram de ser apenas um recurso alternativo ao uso dos óculos, mas também uma solução para pacientes com condições especiais como Ceratocone, ou que foram submetidos a Cirurgia de Transplante de Córnea, ou pós Trauma Ocular.
Existe uma idade mínima para usar Lentes de Contato?

É importante também pontuar que é necessária bastante responsabilidade no uso de lentes de contato, portanto o usuário deve ser alguém capaz de assumir os cuidados envolvidos no uso, higiene e armazenamento de suas lentes. Quase que a totalidade das complicações oculares relacionadas às lentes de contato estão ligadas ao uso inadequado e, na maioria das vezes, isso ocorre por falta de informação.
Não existe um consenso sobre uma idade mínima para se usar lentes de contato. Desde que o paciente tenha responsabilidade suficiente para arcar com os cuidados envolvidos no manejo de suas lentes, ele pode ser candidato ao uso, ainda que sejam crianças. Mas para isso é importante que os pais ou responsáveis autorizem.
No entanto, é importante deixar claro que a indicação de lentes de contatos deve ser feita em consulta pelo Médico Oftalmologista, e a adaptação dessas lentes é obrigatoriamente feita por esse profissional, segundo determinação expressa pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
Para que o uso desse recurso se dê de forma saudável, é necessário que se aprenda a usar as lentes de contato da maneira correta, sem colocar sua saúde visual em risco. Para entender melhor, continue lendo.
Como escolho a lente de contato?

Tudo começa na consulta Oftalmológica. É lá que o médico, ao conhecer o seu paciente, poderá analisar os vários fatores envolvidos para definir qual será a lente ideal para aquele paciente.
Na escolha da lente, é levada em consideração qual a motivação para o uso, por exemplo, quando se trata de um uso social mais pontual e pouco frequente na rotina do paciente estamos diante de um contexto diferente do que em casos de pacientes que pretendem usar para a prática esportiva diária. O regime de troca das lentes de contato é bastante distinto, e dependendo de cada paciente pode ser mais indicado um regime de troca em detrimento de outro. Um outro fator a ser considerado é a disciplina com que cada paciente se propõe a usá-las. Pois para pacientes que não querem se comprometer com o armazenamento adequado e higienização a cada uso de suas lentes, provavelmente, o modelo de descarte diário atenda melhor.
Além do perfil do paciente, devem ser avaliados fatores anatômicos e funcionais oculares, tais como a avaliação do filme lacrimal, o padrão do ritmo de piscar, tratamentos médicos prévios, idade e dieta. É necessária também a investigação de problemas oculares concomitantes, e doenças sistêmicas como: alergias, alterações hormonais, e fatores ambientais (umidade do ar, ambientes com poeira/terra, etc…).
Na consulta Oftalmológica são feitos exames complementares, como a ceratometria, ou quando há indicação a Topografia de Córnea. Esses exames auxiliam no entendimento da curvatura da córnea, permitindo uma melhor adaptação das lentes de contato.
Só aí então é que podemos partir para a escolha da lente.
O grau da minha Lente de Contato é diferente do meus óculos?

Pode ser. O grau das lentes de contato pode não ser exatamente igual ao prescrito na receita, pois algumas vezes é necessário um ajuste. Isso varia de caso a caso.
Como vou ter certeza de que vou me adaptar ao uso das Lentes de Contato?

Escolhida a Lente de Contato, o próximo passo é solicitar lentes teste para prosseguir à adaptação de lentes.
Nesse dia, com as lentes que foram encomendadas para você em uso, o seu médico Oftalmologista irá avaliar se estão de acordo com a curvatura da córnea do paciente, se há uma mobilidade adequada da lente ao piscar, se há uma boa troca de filme lacrimal entre as superfícies anterior e posterior da lente, enfim, se as lentes escolhidas configuram um uso saudável e satisfatório.
Além disso, é nesse dia que é feito o treinamento de como devem ser colocadas e retiradas as lentes de contato (leia mais aqui sobre “Passo a passo para colocação de lentes de contato gelatinosas”), além de todas as instruções que são dadas a respeito do manuseio correto, higienização e armazenamento das lentes de contato.
O manuseio das lentes de contato não é tão simples no início, em razão da sensibilidade e do receio que a maioria das pessoas têm de tocar o olho.
Se esse for o seu caso, não desista facilmente. Entenda que esse é um processo gradativo, e apenas com a prática e persistência você poderá ter sucesso no manejo das lentes de contato. Pode levar alguns dias para os seus olhos se acostumarem à sensação de usar lentes.
Como colocar e tirar as lentes de contato?

Seguindo esse passo a passo você vai ter sucesso e segurança no manuseio das lentes.
Passo a Passo para colocar as lentes de contato.
Em primeiro lugar, o local para colocação das lentes de contato deve ser bem iluminado, tranquilo e ter um espelho.
- Lave bem as mãos com água e sabão. Evite colocar cremes ou substâncias oleosas nas mãos antes de colocá-las
- Mantenha as unhas curtas e limpas, para evitar danificar as lentes, e causar alguma lesão na córnea
- Posicione a lente no dedo indicador da mão dominante
- Leve a mão não dominante passando por trás da cabeça, até os cílios superiores, com intenção de segurá-los, impedindo o fechamento dos olhos
- A mão dominante deve ajudar a abrir a pálpebra inferior, com o dedo anelar
- Com a exposição adequada da superfície ocular, levar a lente à superfície ocular
- Pisque suavemente, e com os olhos fechados, movimente os olhos para os lados até que a lente de contato se acomode na superfície ocular
Passo a Passo para retirar as Lentes de Contato.
- Assegure-se de que suas mãos estão secas e limpas
- Olhe para cima e puxe sua pálpebra inferior com seu dedo médio
- Leve seu dedo indicador até o olho lentamente, até tocar a superfície da lente, e então deslize-a para a “parte branca” do olho
- Gentilmente pince a lente e remova-a
- Se suas lentes forem de descarte diário, você pode jogá-las fora. Caso contrário, garanta um armazenamento adequado delas. (leia mais em “Como cuidar do estojo das Lentes de Contato”).
O que você não pode ficar sem saber sobre o uso correto das Lentes de Contato.

- Não se pode dormir usando as lentes de contato. Nem mesmo um cochilo rápido durante a tarde.
- As lentes de contato não devem entrar em contato com a água, então não lave o rosto e não tome banho com as lentes.
- Não nadar em piscina, mar ou rio usando as lentes por conta do risco que há de infecção na córnea e pela possibilidade de perdê-las
- É recomendado usar as lentes no máximo por 10-12 horas por dia
- Respeite o prazo de validade das lentes descartáveis de uso mensal (um mês), diário (um dia) e uso prolongado (um ano).
- O estojo das lentes deve ser guardado em local limpo e arejado. (leia mais em “Como cuidar do estojo das Lentes de Contato”).
- O uso de lentes de contato não dispensa a necessidade de óculos atualizado e em bom estado, alterne sempre o uso das lentes com os óculos
- Em caso de sintomas incomuns, como irritação ocular, olhos vermelhos, dor, secreção e visão borradas, interrompa provisoriamente o uso das lentes de contato e procure seu Oftalmologista
Pode usar maquiagem com as Lentes de Contato?

Sim, pode claro! Aliás, o uso social de Lentes de Contato é um dos motivos que leva muitas pessoas a optarem por adotá-las no dia a dia.
Para quem pretende fazer aquela make caprichada, ou só dar uma ressaltada no visual, a recomendação é a seguinte: primeiro faça sua maquiagem, e aí então coloque as Lentes de Contato. Na hora de remover a maquiagem, primeiro tire as lentes, para daí então remover a maquiagem.
Como cuidar do estojo das Lentes de Contato?

A limpeza e higiene adequadas do estojo são fundamentais, pois diversos micro-organismos podem se depositar no estojo, e assim contaminar as lentes. E nessa dinâmica, há cuidados que devem ser prestados com frequência diária, semanal, mensal etc.
Todos os dias…troque o líquido de limpeza do estojo de suas lentes de contato. Se não usar as lentes por mais de três dias, o líquido deverá ser substituído.
Toda semana…lave o estojo com detergente neutro, escovinha, e após essa higiene, ferva. Deixe secar no ar.
A cada três meses…troque o estojo, e descarte o antigo.
Além disso, é importante também pontuar que o líquido não deve ser enchido até a borda, apenas 2/3 do recipiente, para que a rosca da tampa não rasque a borda da lente.
Dicas Extras para um bom uso das Lentes de Contato.

DICA 1
Ao abrir o estojo, certifique-se de que a lente está em local seguro para não perder (tampe a pia).
DICA 2
Para limpar e armazenar as lentes use apenas solução multiuso, seu médico poderá te orientar sobre as opções disponíveis.
DICA 3
Nunca use Soro Fisiológico, água boricada ou qualquer outro produto na higiene das lentes. Não há qualquer eficácia na limpeza das lentes com essas substâncias.
DICA 4
Em caso de sensação de ressecamento dos olhos, use colírio lubrificante. Seu médico poderá indicar as melhores opções.
DICA 5
Ao guarda-las, observe o lado correto, coloque a solução multiuso em um nível adequado (acima da metade).
Afinal, Lentes de Contato Coloridas pode ou não pode usar?

Pode sim, claro! Desde que devidamente adaptada e respeitando as orientações do seu Oftalmologista
O que são Lentes de Contato Fotossensíveis?

Embora seja essencial para enxergarmos, a luz também é um desafio com o qual o sistema visual deve lidar.
A sensibilidade à luz é uma queixa muito frequente no consultório de Oftalmologia. Dessa forma, foi desenvolvida uma lente de contato responsiva à luz, que contém um aditivo fotocromático na matriz da lente, permitindo que ela se adapte automaticamente para balancear a quantidade de luz do ambiente.
Ela equilibra a quantidade de luz que entra através da pupila, incluindo a filtragem de luz azul.
Nesses casos, a lente começa a escurecer assim que é exposta à luz solar, ficando escura em 45 segundos, e volta ao normal em até 90 segundos.
*Esta página tem conteúdo informativo, e jamais substituirá a consulta médica. Cuide bem dos seus olhos!

